Nariz grande: charme ou pesadelo?

As heranças genéticas parecem nos pregar peças cruéis quando estampam traços acentuados de família bem no nosso rosto. Mas a ciência garante: os caras têm narizes maiores do que as mulheres porque no geral eles tem mais músculos para oxigenar, o que explicaria as entradas de ar mais espaçosas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Iowa Facial Growth Study, a protuberância nasal masculina tende a ser 10 por cento maior do que a delas.



Enquanto para mulheres um nariz delicado e reto é fundamental, um leve desvio é aceitável um rosto masculino, defendem especialistas. Isso porque, de perfil, uma ligeira convexidade no osso pode tornar difícil para observadores perceber que houve uma rinoplastia, a cirurgia plástica que corrige imperfeições no nariz.
Quando falamos neste tipo de procedimento, é comum pensar diretamente numa operação redutiva. No entanto, “alguns narizes se beneficiam da projeção e aumento. Técnicas de ampliação do dorso melhoraram tanto que a visibilidade do enxerto é menos perceptível, enquanto a projeção da ponta é mais saliente”, explica Dr. Anil Shah, cirurgião plástico e professor no Medical Center da Universidade de Nova York. Para o médico, o nariz de um homem deve combinar com seu rosto, e “muitas vezes isso significa dorsos mais fortes e pontas mais projetadas”.
A insatisfação com o nariz pode levar milhares à mesa de cirurgia a cada ano. Porém, antes de cogitar uma rinoplastia, vale a pena saber um pouco mais sobre uma das soluções estéticas cada vez mais procurados pelos homens.
O que envolve a cirurgia

Com poucas incisões, a pele que cobre o nariz é suspensa para que os cirurgiões remodelem os ossos e a cartilagem com diversos instrumentos para alterar seu formato. O estreitamento dos ossos nasais é completamente diferente numa rinoplastia masculina. Enquanto elas geralmente buscam o estreitamento do nariz da perspectiva frontal, isso deve ser feito com mais cuidado nos caras. A bandeira mais óbvia de uma rinoplastia masculina são dois talhos que ficam nos cantos do nariz, sinais de que o cirurgião foi agressivo demais na osteotomia.
Recuperação

Seu novo nariz ficará interditado por quinze dias, e só voltará à academia dentro de três semanas; tudo volta ao normal depois de alguns meses.
Custo

Varia entre 3 a 7 mil reais dependendo do grau da cirurgia, clínica, região e cirurgião escolhidos.
É isso mesmo o que você quer?

Um bom resultado não é quando você percebe a diferença -- é quando as pessoas param de ficar reparando nele toda hora. Mas há um limite do quanto você pode mudá-lo. Quando começam a passar despercebidos, pacientes finalmente se dão conta que as pessoas não ligam tanto assim para o nariz dos outros.
Principais riscos

Infeções no nariz e peito, perda temporária do olfato, hemorragia nasal e dificuldade para respirar. Cerca de 5-10 por cento dos pacientes acabam precisando voltar à mesa de operação por conta de alguma cicatriz ou porque um implante precisa ser reajustado ou removido.
Quando a rinoplastia é aconselhada

Em pacientes que são psicologicamente saudáveis e são insatisfeitos com o formato de seus narizes ou um bloqueio nasal associado.
E quando não é?

Pacientes obcecados com pequenas imperfeições no nariz, ou que são influenciados por doença psicológica como dismorfia corporal, também conhecida como Síndrome da Distorção da Imagem.
Onde devo ir?

Procure um cirurgião com referências de sua confiança e jamais acredite em ofertas vantajosas demais. O ideal é consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que inclusive oferece um serviço de busca de profissionais gratuitamente. Todos os médicos credenciados devem obrigatoramente ser encontrados nesta plataforma seja pelo nome completo, ou parcial, ou estado de atuação.